AUDIODOC EDUCOMUNICATIVO PRODUZIDO NO CEARÁ GANHA PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO DA CNBB


Por: Djane Assunção - @mestre_djane

Na quarta-feira, 25/07, a TV Aparecida exibiu em rede nacional a cerimônia de entrega da 51ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi realizado durante o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e teve apresentação dos jornalistas Marcelo Zanini e Ivy Leão.

O audiodocumentário “Um pé de Coaçu - meu lugar é minhahistória” organizado pelo comunicólogo e educomunicador Djane Assunção faturou dois prêmios.

O principal deles foi o prêmio Microfone de Prata, na categoria de melhores programas jornalísticos para o rádio. A escolha foi feita por especialistas da Rede Católica de Rádio (RCR) e pelos Bispos da CNBB. Já o segundo prêmio foi uma Menção Honrosa, conquistada por meio de uma votação simbolizada pelas curtidas, likes e reações feitas em postagens no Facebook e no Instagram dos Prêmios de Comunicação da CNBB.


Sobre a obra

Com duração de 24 minutos e 19 segundos, a obra educomunicativa nasceu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso que Djane apresentou durante o bacharelado em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Sob orientação da professora Lígia Carvalho, o objetivo do trabalho foi explorar a potencialidade dos atores sociais da comunidade rural do Sítio Coaçú, Solonópole/CE em lidar com a linguagem sonora, os levando a compreenderem as possibilidades do uso das novas tecnologias digitais para o empoderamento e expressão popular, além de promover um resgate histórico e sociocultural dos aspectos que caracterizam a localidade interiorana.

O audiodocumentário concorreu com as matérias “No rastro da Baleia Azul”, de Isabela Zumba Mascarenhas Senra Gaspar, e “A culpa é do estuprador”, dos jornalistas Rodrigo Resende, Larissa Bortoni e Maurício de Santi.


+ Notícias sobre a temática no Facebook: www.facebook.com/eceducom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.