ALUNAS DA UFCG TRABALHAM EXPRESSÃO COMUNICATIVA ATRAVÉS DAS ARTES NO INSTAGRAM


Por: Djane Assunção - @mestre_djane

"Poste uma foto que demonstre o que a UFCG significa pra você. Mostre seu talento."

É com esta legenda que o perfil do Instagram @artexpressioon possibilita um espaço para que a comunidade da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG possa expressar a sua visão acerca do ambiente universitário, seja a partir de um olhar positivo ou negativo. As mensagens são divulgadas através de imagens e vídeos produzidos pelos seguidores do perfil que as disponibilizam via mensagem no direct do aplicativo.

Gerenciado por Beatriz Arruda e Joyce Porto, ambas alunas do curso de Comunicação Social/Educomunicação da UFCG, o perfil é um projeto que surgiu a partir da disciplina de Fundamentos da Educomunicação II, ministrada pela professora Dra. Lígia Carvalho.

Segundo Joyce o objetivo do @artexpressioon é explorar a expressão comunicativa das pessoas através da linguagem da fotografia e do vídeo. “Nossa intenção é fazer com que as pessoas retratem o que estão sentindo, com isso, tivemos uma ideia de criarmos uma rede social que tivesse a função de ser um canal para que se expressem. Foi uma ideia inspirada no lema 'a UFCG que eu quero', uma alusão ao bordão ‘o Brasil que eu quero’ popularizado pela Rede Globo de Televisão", comentou.

No que diz respeito a perspectiva educomunicativa que orienta o projeto, o intuito é abrir um canal de fala dialógico onde cada indivíduo da comunidade acadêmica da UFCG possa anunciar o seu pensamento de maneira livre e criativa. Joyce ressaltou que é importante a autonomia de fala do sujeito, pois o material que é postado no Instagram deverá ser posteriormente avaliado por uma psicóloga que emitirá um relatório geral sobre a visão da comunidade da UFCG acerca da rotina na instituição. Com a obtenção do relatório da profissional as estudantes irão desenvolver um artigo que irá abordar as relações das mídias sociais com os sujeitos produtores de conteúdo no âmbito da expressão comunicativa através das artes, neste caso a fotografia e o audiovisual.

Em relação ao futuro do projeto Joyce declarou que ainda que a pesquisa possa vir a concluir seus objetivos, ela e Beatriz continuarão dando sequência a proposta. “Não pretendemos acabar, porque foi bacana a intenção e nem imaginamos que a comunidade acadêmica no geral participaria, então foi uma surpresa, e quem sabe o @artexpression possa se tornar um meio em que as pessoas desabafem mesmo. Esse é a nosso desejo. Os seguidores são poucos ainda, então a interação também é pouca, mas é significativa porque eles interagem com a gente dizendo que gostaram da iniciativa. Inclusive, tivemos sugestões de como melhorar a interatividade”, concluiu.

Siga o @artexpression e mande a sua mensagem!!!

...

+ Notícias sobre a temática no Facebook: www.facebook.com/eceducom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.