EXTRAINDO SIGNIFICADOS: O ÚLTIMO ROMANCE - LOS HERMANOS


Bom, é preciso dizer que a composição do Rodrigo Amarante tem diversas interpretações distribuídas pela internet. Essa análise que fiz é original, vinda do sentimento que a música passou para mim. Pode ser que até encontrem outras bem mais legais (garanto que tem), mas quis ser autêntico.
O ultimo Romance seria um amor eterno que um casal acredita estar vivendo. Último por que nosso cara (iremos tratar o personagem principal como um homem) entende que não irá mais precisar amar outra pessoa, logo encontrou a mulher que ele está determinado a passar o resto de sua vida.
Obs. 01: Ao fim da análise vejam o vídeo, foi uma edição bem legal que fizeram com essa música, e ilustra mais ou menos o que eu quis passar :3
Eu encontrei quando não quis mais procurar o meu amor, e quanto levou foi pr'eu merecer, antes um mês e eu já não sei

Desiludido, desacreditado para com a paixão! Assim se encontrava o nosso personagem da canção, até o momento que uma nova pessoa surge em sua vida. Aquela que reacendeu nele o sentido para a palavra amor.

O sentimento de amor é algo independente da nossa vontade. Não se pode forçar o amor em nenhum momento de nossas vidas, ele tem que ser espontâneo, surgir de forma natural. 

Decidido que não iria mais encontrar alguém especial em sua vida (alguém que realmente ele amasse), ele sente-se destinado ao fardo da solidão. No entanto, um mês após sua reflexão acerca do assunto, toda essa teoria vai “para o espaço”, logo surge um romance que o faz novamente crer que o amor é destinado a todos. É como se ele estivesse dizendo que há um mês atrás ele não acreditava merecer tal destino, mas quando ele menos percebe, aparece uma mulher para dar sentido a sua existência.

E até quem me vê lendo o jornal, na fila do pão, sabe que eu te encontrei

Quando estamos muito apaixonados é difícil esconder o estado de paz, alegria e conforto que o espirito se encontra. Em nossas ações por mais banais que sejam, fica evidente o quanto o sentimento de amor muda uma pessoa. Ele está tão de bem com seu amor, que nas mais simples ações cotidianas de sua vida se pode perceber o quanto a felicidade domina o seu ser. Penso eu que um amor correspondido é a cura para qualquer dor, o melhor remédio para um coração desesperançado.

E ninguém dirá que é tarde demais, que é tão diferente assim

Agora ele é firme em acreditar que seja como for, sempre vai existir um alguém destinado a outro alguém, e é só uma questão de tempo até os destinos se cruzarem. Nunca se é tarde para amar, jamais desista de encontrar sua verdadeira paixão. Mas tenha em mente que ela poderá vir em um momento na qual você nem imagine que seja possível vivenciar um grande amor.

Do nosso amor a gente é que sabe, pequena

Não importa o quanto critiquem seu relacionamento, se você acredita verdadeiramente que está amando uma pessoa e ela corresponde ao sentimento, fo**** o que os outros pensam. Só basta um amar ao outro e isso será suficiente para manter as bases de um verdadeiro romance.

Ah, vai, me diz o que é o sufoco, que eu te mostro alguém, a fim de te acompanhar

Ele está realmente decidido que esse é o seu grande amor. Não importam quais sejam as dificuldades que posteriormente eles venham a sofrer no decorrer do seu relacionamento, ele está convicto de que enfrentará qualquer barra para estar ao lado dela. Gosto de imaginar que ele pretende casar-se com ela, ter filhos com ela, construir o resto de sua história de vida ao seu lado. Vivenciar o seu último romance, pois esse já é o suficiente para saciar os desejos de sua alma, a paz que o seu espírito buscava.

E se o caso for de ir à praia, eu levo essa casa numa sacola

Não importa onde ou quais os caminhos que o destino preparou para eles. Se preciso for, ele dará um jeito de adaptar sua vida a dela. Trabalho, lembranças, objetos... Joga tudo numa mala e segue o rumo que a vida impor.

Eu encontrei e quis duvidar, tanto clichê, deve não ser

Falar de amor significa ser redundante com as palavras (eu mesmo na análise das músicas faço muito isso, logo é impossível não fazer se tratando de amor). Ser original é quase impossível quando se tenta expressar o prazer de amar. Não se pode fugir das frases repetidas e dos clichês que são característicos de uma alma apaixonada. Embora isso seja verdade, ele acredita que o seu amor por essa mulher é extremamente original, independentemente do que diga o senso comum. (isso está implícito na parte “deve não ser”).

Você me falou pr'eu não me preocupar, ter fé e ver coragem no amor

Ela também faz questão de confortar seu amado. Ela diz a ele que juntos qualquer problema pode ser resolvido, que o amor deles pode enfrentar o caos social. Ao longo do texto se foi sempre mostrando o sentimento dele, mas nessa parte é notável que tudo não foi dito da boca pra fora. Do outro lado tem uma pessoa com sentimentos tão fortes quanto os dele, disposta e pronta pra encarar qualquer aventura.

E só de te ver, eu penso em trocar a minha TV, num jeito de te levar a qualquer lugar que você queira, e ir aonde o vento for

Só de te (ver), eu penso em trocar a minha (TV). Eu achei bem legal esse jogo com a fonética das duas palavras. Bom, voltando ao que interessa, eu prefiro pensar que nessa parte ele deixa claro o desejo de casar-se e construir sua vida com ela. Se dependesse dele, ambos podiam desprender-se de suas antigas vidas e partir para uma aventura. Vendamos a TV, o carro, a cama, etc. Viajamos e busquemos o rumo dos nossos sonhos. Desde que tenhamos um ao outro as coisas materiais perdem o seu real valor. (seria mais ou menos assim o pensamento dos nossos amigos da canção).

Que pra nós dois, sair de casa já é se aventurar

Aqui ele reafirma a sua devoção ao amor dessa mulher. Qualquer lugar ao lado dela se torna interessante. Esse é um pensamento normal quando se gosta de alguém. Por exemplo: você pode ir a uma festa no Havaí cercada de gente bonita e tal, mas se você não está com quem se quer, não importa a magnitude da festa, ela será uma droga. Quando se está com quem se ama, qualquer lugar pode ser a porta do paraíso, qualquer espaço pode se tornar palco de uma grande aventura.

Ah, vai, me diz o que é o sossego, que eu te mostro alguém, a fim de te acompanhar

Se antes ele estava disposto a enfrentar qualquer sufoco, agora mais que nunca ele demonstra o quanto quer está ao lado dela. Mostra-me a paz, casa-se comigo que eu sempre te acompanharei.

E se o tempo for te levar, eu sigo essa hora e pego carona, pra te acompanhar

Bom eu pensei muito e decidi pensar essa parte desse jeito: Mesmo que um dia a morte te separe de mim, se assim acontecer você ter que partir. Não importa! Eu sigo essa hora e pego carona para aonde quer que você esteja indo. O amor deles rompe os limites da vida, seria algo tão forte que não se limitaria apenas a existência física do ser.

8 comentários:

  1. Bacana!!! Minha interpretação desta obra do Amarante foi muito semelhante a sua. E ei-me, aos 31 invernos completos hoje, protagonista desta ópera; embaraço-me entre suspiros pelas 23 primaveras mais lindas que pude contemplar até então.
    Creio ser a maior benesse do amor: saberem que encontrei-a, sem mesmo dizer absolutamente nada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A o amor.. Obrigado pelo feedback caro leitor. Abraços

      Excluir
  2. Bom, apesar de ser uma ótima análise, acho que foge um pouco da real intenção do autor.
    Recomendo ouvir novamente a canção, só que desta vez, pensando em um casal de velhinhos, (por isso o título "Último Romance", pela idade avançada talvez não haverá outro(s)). Verá que as frases farão mais sentido, frases como: "E ninguém dirá que é tarde demais
    Que é tão diferente assim", "Que pra nós dois
    Sair de casa já é se aventurar", "E se o tempo for te levar
    Eu sigo essa hora e pego carona
    Pra te acompanhar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camillo, acho que somente o próprio compositor da canção poderia afirmar qual a interpretação correta. Sabe, ao pesquisar sobre a música na web, é gigantesco o número de pessoas que afirmam a mesma coisa que você. Mas sabe, eu quis escrever o que eu senti (deixo claro no início) e o que eu observei ao pesquisar sobre o compositor e a banda. Quando li sobre o Rodrigo e a obra do Los Hermanos, eu tive maior convicção de que andei por caminhos certos. Abraços e obrigado pelo feedback valios!

      Excluir
    2. Acho a sua interpretação mais próxima do real. É um cara deisludido do amor que encontrou o amor de novo.

      Excluir
    3. Obrigado pelo feedback. Sim, há um consenso de versões na web, mas a que postei é a que acredito fielmente. Abraços!

      Excluir
    4. Foi exatamente o que entendi! Mas se eu fosse tentar explicar, não conseguiria me expressar tão bem quanto vc. Obrigado!

      Excluir
    5. Eu que agradeço pelo feedback. Obrigado e abraços.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.